quarta-feira, 17 de junho de 2009

GLOBALIZAÇÃO DO ORIENTE!


Como é brilhante a atuação da Mídia em nossas vidas, não acham?! Ela gera descobertas, escolhe tendências, reformula cotidianos, escolhe informações...Consegue abrir espaços e caminhos para um mundo diferente. Todos os dias palavras estrangeiras chegam ao diário brasileiro, ingressando no vocabulário popular paulatinamente.

È evidente, que a cultura de um povo é sempre bem vinda, no entanto torna-se bastante díficil adequá-la aos nossos costumes brasileiros. Globalização é a palavra-chave, somos escravos reduzidos ao trabalho, a incessante busca pelas nossas realizações. Eis que surge então: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, entre outras datas. Enfim, tudo torna-se um motivo para saciarmos as nossas necessidades. Cada vez mais, nosso costumes estão sendo frutos do capitalismo e globalização. Àlias, Capitalismo e Globalização andam de mãos dadas.

Pois bem, não querendo criticá-los, retornoao assunto pelo qual iniciei essa postagem, a GLOBALIZAÇÂO DO ORIENTE. È o que retrata a atual novela das 8h, "Caminho das Indias", escrita pela nossa ilustríssima Glória Perez , dona de grande cabedal. Novas palavras estrangeiras, são ouvidas todos os dias, e afinal você sabe o que elas significam?!? Para matar a curiosidade de alguns, aqui vai o significado de algumas palavras comentadas:

Namastê: uma saudação "O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti"
Are baba: é uma exclamação. Equivale a um “poxa!”, “ô, Deus”, “não brinca” ou “ah, não”.
Arebaguandi: também no sentido de “ai, meu Deus”, mas o final “di” significa um respeito maior à pessoa a quem você se dirige.
Atchá: expressão de satisfaçãoAtchatchatcha: expressão que traduz muita satisfação
Baguan keliê: “por Deus!” ou “ô, meu Deus!”
Djan: querido, amado
Djan, djan: “vá, vá” ou “vamos”
Firanghi: estrangeira
Tchalô: “vamos!”
Ulu: pessoa estúpida, burra
Ulucapatá: “o maior de todos os burros!”, “grande senhor dos burros”, como traduzem os indianos
Baldi ou papa: pai
Mami ou mamadi: mãe
Bhaya: irmão mais velho
Didi: irmã
Barepapa: tio por parte de pai (o mais velho)
Caca ou tchatcha: tio por parte de pai (o mais novo)
Mama: tio por parte de mãe
Massi: tia por parte de mãeDada: avô por parte de pai
Dadi: avó por parte de pai
Nana: avô por parte de mãe
Nani: avó por parte de mãe

As roupas femininas indianas são bem elegantes, o Sari e o Salwar Kameez é usado no dia a dia das mulheres indianas, Lehenga é um traje mais formal, usado em festas de casamentos.


As cores de maior destaque do figurino são: rosa pink, salmão, branco, azul, azul cobalto, amarelo, marrom, ocre, vermelho e verde grama.

A cultura indiana é uma descoberta mística e cheia de misterios,uma cultura regada pelos deuses e banhada pelos dogmas existentes naquela região. Uma cultura linda...Cheia de Riquezas.

Fico por aqui... Amanhã posto mais! Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário